branding, Campanha, empreendedorismo, eventos, marketing

Mais de R$1 bilhão de investimento na marca – Rock in Rio comemora 30 anos

Em 2015, o Rock in Rio celebra 30 anos de história. Ao longo de suas três décadas de existência, o festival acumulou números grandiosos, com mais de R$ 1 bilhão de investimento na marca. Até hoje, 14 edições do festival aconteceram em diversos lugares. Para este ano, a produção prepara mais duas: em Las Vegas (maio) e no Rio de Janeiro (setembro).

Durante todos esses anos, além do alto investimento na marca, R$ 55 milhões foram destinados a projetos socioambientais. O Rock in Rio também movimentou a economia dos lugares onde passou: foram gerados mais de 148 mil empregos para que todas as edições acontecessem.

Na Espanha, o festival é top of mind, ultrapassando a Fórmula 1, segundo informa a equipe de comunicação do festival. Na edição de 2013, o Rock in Rio trouxe 46% do público de fora do estado do Rio. O impacto econômico da edição de dois anos atrás para a capital fluminense, divulgado pela Riotur, foi de R$ 1 bilhão, sendo que ocupação hoteleira ficou perto dos 90% no período.

A primeira edição do Rock in Rio aconteceu em 1985. Diversos cantores nacionais e internacionais subiram ao palco durante os dez dias de programação, como Queen, AC/DC, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho.

rockinrio

Idealizador do festival, o empresário Roberto Medina conta que não foi fácil realizar o Rock in Rio há 30 anos. “Bati de porta em porta e venci inúmeras barreiras para trazer para o público algo diferente, algo que mudasse a história da música do país. Mas o evento foi além e mudou também a história das pessoas. Mais de um milhão de pessoas presentes no evento, naquela ocasião, têm histórias para contar e celebram o Rock in Rio até hoje em suas vidas”.

Em maio de 2004, o Rock in Rio ganhou ares internacionais, com a Cidade do Rock levantada em Lisboa – Portugal. A vez de Madri, na Espanha, chegou em junho de 2008. Apesar dessas edições acontecerem fora do Brasil, o festival permaneceu tendo “Rio” no nome, levando a imagem da cidade maravilhosa por onde passa.

Para este ano, a produção prepara grandes comemorações para as três décadas de estrada do festival. O ano marca a primeira edição realizada nos Estados Unidos. A Cidade do Rock será montada em Las Vegas, no palco principal, atrações como Bruno Mars, Taylor Swift, No Doubt, Metallica, Linkin Park, Ed Sheeran, Maná e Rise Against.

Em setembro, o festival volta para casa em sua sexta edição que será realizada Cidade do Rock do Rio de Janeiro, onde o festival nasceu. Serão sete dias de shows em uma área com mais de 150.000 metros quadrados. O line up do festival inclui atrações como Katy Perry, A-Ha, System Of A Down e Queens of the Stone Age.

Ao longe de três décadas, com 14 edições realizadas – cinco no Brasil, seis em Portugal e três na Espanha – o festival alcança números poderosos. Mais de 7,5 milhões de pessoas somam o público alcançado, mais de 1.274 atrações musicais se apresentaram nos palcos do Rock in Rio, com um total de 1.200 horas de música. Nas redes sociais, o Rock in Rio possui mais de 11 milhões de seguidores.

A Approach é responsável pela comunicação do festival. A empresa nasceu há 15 anos, e atende clientes como Hard Rock Café, Red Bull, Coca-Cola e Globo. Para o Rock in Rio, a empresa usa o mote “Conteúdo que emociona”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s