marketing

Papa Francisco comparado a Steve Jobs?

Papa Francisco Foto: AFP

Hoje me deparei com esta notícia no Portal Terra Economia que falava sobre um artigo intitulado “efeito Francisco”, tipicamente econômico.

Achei curiosa a comparação e deixo aberto o diálogo: concordam? o que acham deste “momento” da Igreja e da “gestão” do Papa?

O texto do Terra diz o seguinte:

O trabalho do papa Francisco à frente da Igreja Católica Romana é comparável ao dos mais notáveis CEOs da história das empresas, segundo a revista The Economist. O artigo “O efeito Francisco”, publicado na última edição, afirma que a administração do argentino Jorge Bergoglio é comparável a Steve Jobs (Apple), Lou Gerstner (IBM) e Sergio Marchionne (Fiat) – todos conhecidos por terem pego as companhias em momentos de crise e promovido uma “volta por cima”.

 

De acordo com a publicação, o papa Francisco conseguiu retomar a confiança dos católicos baseando-se em três princípios da administração. O primeiro foi marcar o diferencial que a Igreja possui no segmento em que atua: ajudar os pobres. Além de focar nessa estratégia, ele reposicionou a “marca” da Igreja, colocando-se contra o aborto e homossexualismo de modo mais brando que os antecessores – recentemente Francisco disse “quem sou eu para julgar”, em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O terceiro princípio foi a reestruturação da “companhia” com a ajuda de um conselho de oito cardeais e consultorias externas para avaliar as finanças e administração da Igreja. E tudo isto foi feito em cerca de um ano, com aprovação de 85% dos fiéis, logo após a primeira renúncia de um papa (Bento 16) em 600 anos.

Desde sua nomeação como o primeiro papa não-europeu em 1.300 anos, Francisco, de 77 anos. fez da defesa dos pobres o tema central do seu pontificado, frequentemente criticando países desenvolvidos e os excessos do capitalismo e o consumo.

 

Fonte: Portal Terra Economia

Foto: AFP

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s